Sou estudante de Jornalismo da PUC-Rio e curso a eletiva Jornalismo Investigativo, ministrada pelo professor Leonel Aguiar. Hoje, eu tenho 19 anos, estagio na TV Bandeirantes e estou no quarto período da faculdade. Eu quero ser jornalista da editoria de política, especializada em investigações sobre poder em Brasília, e eu também me graduarei em Ciências Políticas pela PUC-Rio.
A proposta deste blog é democratizar todo o aprendizado da aula e abrir espaço para o debate dessa área da profissão. Caso haja algum erro nas postagens, peço que os internautas se manifestem para fazermos deste blog uma fonte de conteúdo confiável para interessados em jornalismo investigativo.
Não poderia passar em branco o nome do blog. Afinal, da onde surgiu "Blomkvist (!) investiga"? A origem do nome do blog vem do personagem Mikael Blomkvist (Daniel Craig), da trilogia de livros escritos por Stieg Larsson e transformada em filmes depois. O cinema sueco fez a versão do filme, cuja sinopse você lê abaixo, (e os americanos já preparam a trilogia de Hollywood - saiu só o primeiro dos três filmes):
"O jornalista Mikael Blomkvist acaba de perder uma batalha judicial contra o poderoso empresário Hans Eric-Wennerström, sendo senteciado a três meses de cadeia. Co-editor da revista Millennium, o golpe faz com ele retire-se temporariamente de seu cargo. Paralelamente, a problemática hacker Lisbeth Salander é contratada para realizar uma investigação sobre o passado de Blomkvist, mergulhando fundo em sua vida pessoal e profissional. Por trás da investigação de Salander encontra-se Dirch Fode, empregado pessoal e confidente de Henrik Vanger, um aposentado idoso e patriarca de uma das famílias mais influentes da Suécia. Vanger oferece a Mikael Blomkvist um trabalho perigosíssimo e quase impossível: o mistério do desaparecimento de sua sobrinha Harriet, 40 anos atrás." (retirado de lucasfilmes.wordpress.com)

Nenhum comentário:
Postar um comentário