segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Quando a imprensa censura

O Twitter suspendeu na segunda-feira da semana passada (19) a conta Times Is On It, depois de The New York Times acusar o dono do log in, que ironizava o jornal, de violação da marca. Mais de 25 mil pessoas seguiam Times Is On It, que tinha entrado para a lista dos 140 melhores Twitters de 2012.

A relações públicas Eileen Murphy falou que é importante que os direitos autorais do The Times fiquem protegidos e que contas paródias ou outros perfis não-oficiais deixem claro que não são ligados nem aprovados pela empresa. Eileen também reclamou que a conta fazia uso do iconic "T" no avatar, imagem também usado pelo veículo.




Esta, porém, não é a primeira vez que um veículo de comunicação grande encrenca com paródias na internet. Já se arrasta há um tempo o processo que o jornal Folha de S Paulo entrou contra os irmãos Lino e Mário Ito Bocchini, criadores do blog Falha de S Paulo. O blog da dupla foi tirado do ar em setembro de 2010, quando uma liminar cassou o domínio e o conteúdo.

Hoje, eles mantêm o blog Desculpe a nossa FAlha, em que atualizam o andamento do processo. A ideia de satirizar a Folha se espalhou pela web, e vários blogs similares foram criados. Veja algumas das sátiras no tumblr da Falha. Já para entender melhor o que houve, o blog Desculpe a nossa FAlha criou o espaço "entenda o caso".

Nenhum comentário:

Postar um comentário